Autoestima

man-2147066_1920.jpg

Você já sentiu-se triste, como se não conseguisse realizar o que deseja e fosse inferior aos demais? Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Como nos disseram os Espíritos no O Livro dos Espíritos, fomos criados por deus simples e ignorantes. Somos, portanto, cocriadores de nós mesmos. Estamos vivendo na Terra para evoluir, amadurecer o nosso psiquismo e as nossas emoções. Em muitas ocasiões, nesse processo educativo, as lições parecem muito difíceis e temos medo de enfrentá-las, não nos julgando capazes o suficiente. Nessas ocasiões identificamos que precisamos trabalhar nossa auto estima. Jesus estava atento à essa necessidade e dizia que somos o sal da terra.

Autoestima é a capacidade de confiarmos em nós mesmos como filhos de Deus, que nos ama e jamais nos abandona. Você é capaz de enfrentar os exercícios desafiadores de sua existência porque eles fazem parte de seu processo educativo e mais, você não está sozinho.

Nós podemos construir nossa autoestima, fruto de nossa maturidade psicológica. O primeiro passo é estar consciente de si mesmo, das emoções que brotam em seu peito, identificando-as e ir educando aquelas perturbadoras, como se faz com um filho querido. Depois vem a autoaceitação, que não é acomodação, mas compreender-se como um ser em construção, que tem seu jeito, sua forma de ser no mundo, mas que está atento para agir, a cada situação, com maior bom senso. Esses primeiros passos vão trabalhando a autoconfiança, tão importante para a autoestima.

A autoconfiança é acionada toda a vez que você percebe que já venceu muitos obstáculos para chegar aonde se encontra, desde aprender a falar, a andar, até problemas mais complexos que surgiram em sua vida. Rememore, sempre que puder, os desafios que conseguiu ultrapassar. Essas lembranças positivas têm o poder de acionar a autoconfiança em você. 

Outro ponto importante é investir nos bons relacionamentos, os que fazem você melhor. Cuidar de seus amigos sem exigir recompensa alguma, pelo prazer de ajudar; respeitar as opções e os pontos de vista dos outros, ser flexível e saber escutar o que o outro tem a dizer, com cuidado em não invadir o espaço do outro, pois, muitas vezes, a intimidade exagerada afasta as pessoas de nós. Essas habilidades acima descritas formam nossa competência social, fator igualmente importante na construção da autoestima. Quando estamos atentos a nossa competência social, vamos estendendo aos poucos e com segurança, nossa rede de relacionamentos. 

Ainda há um outro ponto muito importante na construção de sua autoestima: colocar objetivos possíveis no seu dia a dia. dar pequenos passos de cada vez, porque impor-se metas inalcançáveis gera frustrações. E quando você não alcançar um objetivo proposto, calma, não houve fracasso! Mas uma oportunidade de identificar um caminho ou uma atitude disfuncional. disse Jesus: “brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso pai que está nos céus”. Brilhe, então, a sua luz! 

Nossa prática espiritual desse capítulo objetiva que você ative sua autoconfiança e autoaceitação. Pegue lápis e papel. Lembre-se das suas conquistas até os dez anos de idade. Escreva, se possível, uma lista delas. Inclua agora as suas realizações mais significativas dos dez aos vinte anos. Dos vinte anos aos dias atuais... você pode concluir e sentir, com absoluta segurança, que é UMA PESSOA DE SUCESSO!

Faça o seu relaxamento agora, como de costume e perceba-se diante de Jesus. Agradeça a Ele todo o amparo, Dele e dos Espíritos orientadores de sua existência. Rememore todos os motivos de ser grato(a)... essa postura mental de gratidão altera para melhor sua forma de pensar e coloca sua mente em harmonia com as energias criativas do Universo... Nesse momento de gratidão sinta sua luz brilhar de dentro para fora, como se acendesse uma lâmpada em seu peito. Sua consciência pode identificar a partir de hoje e para sempre essa estrela que, como filho(a) de deus você traz em seu coração. Brilhe a sua luz!

Texto retirado do livro "Vivências com Jesus", de Yasmin Madeira
http://www.clubedearte.org/livros/livro-vivencias-com-jesus