A construção de um lar de paz

A construção de um lar de paz

Jesus afirmou: a minha paz vos deixo, a minha paz vos dou, mas não vos dou como a dá o mundo”.   Refletirmos na seguinte questão nos pode auxiliar: o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? No campo educativo do lar somos chamados à construção da paz em um padrão calmo de convivência que é possível, mas que exige de nós permanente atenção em nosso dia a dia. 

Read More

O calvário

O calvário

Não é muito comum as pessoas deterem-se em reflexões sobre o Calvário do Cristo. Ali nos deparamos com cenas tão terríveis e chocantes que preferimos nos deter na beleza de sua vida e ensinamentos. Nos momentos, porém, em que as dores e sofrimentos, nossos e dos nossos irmãos em humanidade, nos batem à porta da existência, o drama do Calvário nos atrai com um magnetismo diferente, como se o Cristo ali pusesse um código divino que, se compreendido, é capaz de rasgar as trevas e nos situar em uma dimensão celestial onde o sofrimento desaparece.

Read More

A coragem da fé

A coragem da fé

Tamanho é o poder que a fé ativa no ser humano que Allan Kardec reservou um capítulo no O Evangelho Segundo o Espiritismo para uma análise acurada sobre essa potência da alma, que em gérmem todos trazemos. Se soubéssemos verdadeiramente a força que trazemos em nós e puséssemos a vontade à serviço dessa força, seríamos capazes de realizar prodígios que, em realidade não passam de um desenvolvimento da vontade humana.

Read More

Pistas luminosas

Pistas luminosas

A Parábola do Filho Pródigo tem sido interpretada como uma história poética construída por Jesus para nos explicar o amor de deus aos filhos ingratos que, ao arrependerem-se de seus erros, retornam à casa paterna. Ao estudar mais detidamente a comovente narrativa do Cristo outros ensinamentos ainda se desvelam como pistas luminosas do processo ascensional humano. 

Read More

Experienciar Deus

Experienciar Deus

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, esclarece-nos que a parte mais significativa da revelação do Cristo, a pedra angular de toda a sua doutrina, é o ponto de vista inteiramente novo sob o qual considera a divindade. Já não se trata mais do Senhor dos Exércitos, temível, cruel, absolutamente passional, apresentado pelo Velho Testamento hebraico, mas o paizinho cheio de mansidão, misericórdia, justo e bom, que perdoa o pecador arrependido e dá a cada segundo as suas obras, sem privilégios e vãs promessas de glórias materiais aos seus seguidores.

Read More

Jesus e o tratamento das Obsessões

Jesus e o tratamento das Obsessões

Você já se sentiu presa de acontecimentos perturbadores, que se repetem, independentes de sua vontade? De ideia que lhe estressam, mas não cessam de se infiltrar em sua mente sem que você deseje? De lembranças de momentos difíceis que brotam sem cessar de sua memória lhe trazendo novamente a mesma dor do passado?

Read More