Milton Menezes fala sobre pessoas críticas

Como lidar com a crítica? Toda crítica é negativa ou ela pode ser construtiva? Como conviver com quem só vê o lado negativo das coisas?

Neste episódio de Consciência e Transformação, Milton Menezes tratou o tema "Pessoas Críticas" e já iniciou ressaltando que o sentido crítico é fundamental para o nosso desenvolvimento e amadurecimento. "Ele se aprimora conforme a nossa evolução moral e isso é algo positivo", informou o psicólogo, que ainda completou "o problema é quando essa crítica evidencia apenas o lado negativo e acaba gerando pessimismo".

Não que estejamos errados em analisar criticamente uma situação, mas tudo tem a sua medida exata, concorda? É muito difícil manter um relacionamento saudável com uma pessoa que reprova a tudo e a todos.

Milton Menezes explica que, muitas vezes, essa postura tem a ver com o psiquismo da pessoa, que enxerga o mundo através de uma "lente" que o mostra como um lugar hostil. Essa forma de encarar a vida torna esses indivíduos pessimistas e com pouca fé no mundo. 

"Esse comportamento acontece sem que as pessoas saibam. Elas agem assim para se preservar do mundo que consideram hostil e não notam o quanto isso afeta quem está ao seu redor", explicou Milton.

Mas também existem aqueles que enxergam apenas os erros dos outros e que acabam fazendo críticas infundadas. É o caso daquele seu colega de trabalho que sempre um motivo para reclamar de algo da empresa, do seu chefe e até de você. Ou daquela sua amiga que sempre critica os outros, mesmo que use o "achismo" para fazer isso.

E quanto a nós mesmo? Não podemos esquecer que nossa postura diante de uma crítica também é importante. Até porque, se várias pessoas reclamam de alguma coisa que você faz é provável que você esteja errado e não quem reclama.

Em meio a tudo isso, ainda é muito importante lembrar que quem tem opinião diferente não é nosso inimigo, é apenas alguém com outro ponto de vista. Por isso, quando for debater um assunto no Facebook é melhor você tomar cuidado para não ofender o seu amigo só porque ele discorda de você. Como a interação nas redes sociais é feita de forma impessoal é mais fácil você se irritar e deixar de argumentar para passar a brigar. 

Você está discordando de algo que está escrito neste texto? Quer saber mais sobre o que Milton Menezes tem a falar sobre o assunto? Então dá uma conferida no programa!