DESTAQUES DA TV
PROGRAMAS DA TV NOVA LUZ
Conheça a nossa programação, inscreva-se no canal da TV Nova Luz no YouTube e compartilhe com as comunidades e amigos. Vamos ficar com o conteúdo do bem!
SEMINÁRIO COM HAROLDO DUTRA
O Discurso de Estevão | realização: 9º e 10º CEU | REUNIR VI - CEERJ
Perdeu o evento com Haroldo Dutra Dias em Nova Iguaçu? Relaxa! Nós gravamos tudo para você. Saiba mais em: www.congressobaixadarj.org

EM DESTAQUE NOS BLOGS
Jesus desvelou diante dos apóstolos a nossa realidade existencial: somos herdeiros de Deus. Nossos limites e potenciais são desconhecidos e ilimitados. Nossa estrutura física e mental nos impõem restrições que dão foco à presente encarnação e direcionam a nossa existência para a meta específica planejada para este momento de nossa trajetória evolutiva. Essas circunstâncias favorecem a utilização mais adequada desses potenciais desconhecidos por nós, mas de pleno conhecimento dos espíritos tutelares de nossa encarnação.
Se você recorda situações difíceis ou comenta eventos desagradáveis produz imediatamente elementos químicos de tristeza, doença, mal-estar e ainda cria um magnetismo negativo que atrai para a sua vida vibrações e eventos semelhantes. A boa notícia é que você pode dinamizar sua autoconsciência. Você pode observar o teor de seus pensamentos, de suas palavras. Você, e só você pode fazer suas escolhas. E, ao escolher bons pensamentos, boas leituras, falar só o bem, estará produzindo elementos químicos que curam seu corpo, trazem alegria à sua vida, e atraem eventos e pessoas harmonizadas.
“Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar.
– Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais.” (João, 14:1 a 3.)
“...em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível.” (Mateus, XVII:14-19)
Lucas nos relata em seu Evangelho a última viagem do Senhor (17:11 e seguintes). Ele partiu de Cafarnaum, cidade construída nas margens do lago de Genesaré. Já vinha preparando os discípulos para o encerramento do Seu Ministério de Amor na Terra, que ocorreria em breve no dramático Calvário de Jerusalém. Estava acompanhado não só pelos discípulos mais chegados, como também por vários seguidores, inclusive mulheres (23:49).
A Doutrina Espírita nos apresenta uma leitura absolutamente diferenciada da doença. Para o Espiritismo a enfermidade, física ou psíquica, pode ser vista como um processo terapêutico da alma em evolução, uma espécie de absorção pelo corpo físico dos estados mórbidos gerados por pensamentos, emoções e atitudes desviadas, quando não nos utilizamos a tempo dos métodos de reequilíbrio que as leis de amor universal nos propiciam, já que, como nos indica Jesus, “o Amor cobre a multidão dos pecados”...
"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam".
Jesus
Você já sentiu-se triste, como se não conseguisse realizar o que deseja e fosse inferior aos demais? Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Como nos disseram os Espíritos no O Livro dos Espíritos, fomos criados por deus simples e ignorantes. Somos, portanto, co-criadores de nós mesmos. Jesus estava atento à essa necessidade e dizia que somos o sal da terra.
Jesus afirmou: “a minha paz vos deixo, a minha paz vos dou, mas não vos dou como a dá o mundo”. Refletirmos na seguinte questão nos pode auxiliar: o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? No campo educativo do lar somos chamados à construção da paz em um padrão calmo de convivência que é possível, mas que exige de nós permanente atenção em nosso dia a dia.
Não é muito comum as pessoas deterem-se em reflexões sobre o Calvário do Cristo. Ali nos deparamos com cenas tão terríveis e chocantes que preferimos nos deter na beleza de sua vida e ensinamentos. Nos momentos, porém, em que as dores e sofrimentos, nossos e dos nossos irmãos em humanidade, nos batem à porta da existência, o drama do Calvário nos atrai com um magnetismo diferente, como se o Cristo ali pusesse um código divino que, se compreendido, é capaz de rasgar as trevas e nos situar em uma dimensão celestial onde o sofrimento desaparece.
Certa vez, trouxe Deus sobre a Terra
O espelho refletindo sua imagem;
Escrevia Chico sobre a paisagem,
As coisas que do Céu ele soubera.
Como as sementes do conto, os drogaditos volvem ao plano dos encarnados como espíritos ainda marcados pelos equívocos e dores do passado – porém, saibamos, nenhuma paixão degradante ou tentação que nos é colocada no caminho é maior que nossas forças para as repudiar (Livro dos Espíritos – Questão 911) - e portanto, têm grande sua cota de responsabilidade pelos próprios tropeços...
A dependência química é uma doença... é progressiva, fatal... e incurável. Progressiva porquê passa por sucessivas fases ascendentes (desde o flerte, quando manifesta-se o desejo do uso – por vezes por mera curiosidade - até o casamento obsessivo, quando o dependente deixa tudo na vida para manter um único objetivo: entorpecer-se – neste estágio ele é chamado “disfuncional”).
“Há muitos e muitos anos, em um oásis distante vários dias de grandes povoações, a população local iria testemunhar um fato muito incomum. Um tipo de cacto raro no país, porém comum naquelas cercanias, estava no final da florada e, em breve, seus saborosos frutos poderiam ser colhidos.
O mundo existe em perfeição... O intenso amor que emana do Criador é a essência do equilíbrio do universo. As energias yin e yang, de polaridades inversas, compõem um fluxo de idas e vindas infinito, sem que para isso tenha que se criar separações e distinções férreas... ambas se atraem, coexistem e existem uma dentro da outra, mudando de direção e de função quando necessário e, portanto, de polaridade.
“Salientando ainda sobre os fatores emocionais estressantes e tormentosos em que a mãe se submete durante o período gestacional, torna-se agente propulsor de provável mutação biológica no feto, alterando o receptor de hormônios. Gerando, assim, graves consequências na infânciaou em outro momento da vida do indivíduo, que poderá ser acionado como gatilho diante de um estímulo.”
Deus não joga dados. Ele não tira sorte com sua vida...
Até o advento do espiritismo, as respostas para muitos deles congelaram nas incógnitas da ignorância ou do orgulho de alguns estudiosos, estacionaram nas sombras dos mitos ou, popularmente, foram atribuídos, quando não ao casuísmo, à “vontade de Deus”, como se esta fosse aleatória e fortuita.
Recentemente nos questionaram com referência à nossa consideração quanto à descriminalização da maconha, tendo por base ser um produto natural. Em verdade, as leis terrenas são apenas tentativas imperfeitas de criarmos códigos de conduta que facilitem (ou até permitam) a convivência em sociedade.
Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão.
"O suicídio não consiste apenas no ato voluntário que produz a morte instantânea, mas em tudo quanto se faça conscientemente para apressar a extinção das forças vitais"
O Livro dos Espíritos
Buscando expressar de maneira bem simplificada, a dependência química é o desequilíbrio dos estados físico, mental e espiritual que acomete o ser, vindo a torná-lo dependente de substâncias exógenas (externas) e/ou até endógenas (internas) para seu equilíbrio emocional ou para desempenhar atividades ou atos para os quais tenha algum tipo de bloqueio, insegurança ou medo.
Será que para ser espírita temos que ser perfeitos? O verdadeiro espírita nunca erra? Thiago brito, Bianca Guimarães, Sidney Grillo e Fábio de Luca debatem sobre esse tema no Galera Espírita de hoje!
Fala Galera Espírita! Será que abrir os olhos invalida a prece? e se fizermos uma reunião mediúnica sem mesa? Verifique se seus chinelos não estão virados e confira esse debate maneiríssimo no programa de hoje! E é claro, deixe seu comentário!
Fala Galera Espírita! Qual é o seu ritmo? O que você gosta ouvir? Será que pode fazer Rock Espírita? Sertanejo? Rap? Samba? Existe Música Espírita? Confira esses e outros temas debatidos no programa de hoje. Ah! Deixem seus cometários! Bjoos
Fala Galera Espírita!! Voltamos com tudo e de cara nova!! Hoje nós vamos falar sobe O PESO DAS PALAVRAS...Tá curioso? Então é só pegar a pipoca e dar o play :)
Quer entender mais sobre as consequências do suicídio? Conhece alguém que tem pensado nisso e quer ajudar? As dicas de hoje são pra você usar, repassar e compartilhar.
Tem viciado em redes sociais por aí? Por aqui tem! E se a gente usasse o mundo online para espalhar o bem? Vem com a gente!
E aí, galera espírita!? Esse tema parece tabu né? Mas a Galera Espírita adora tabu! Venha refletir com a gente!!
COM A MÃO NA MASSA
Casa de Maria Clara
Você sabia que o Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo, localizado na comunidade do Terreirão (Recreio / RJ) atende mais de 80 crianças diariamente? Venha, você também pode ajudar!