Suicídio é coisa séria

O tom é leve como sempre, o tema é sério como quase nunca. O Galera Espírita dessa semana veio com duas missões:

  1. Mostrar que a vida vale a pena
  2. Te dar a certeza que estamos juntos no barco para o que der e vier

E é certeza mesmo, hein? Dá o play e fica com a gente aqui. O assunto é muito importante, de verdade! E a gente garante que os próximos cinco minutos depois de clicar no vídeo dão mais vontade de viver ;)

— Quais as consequências do suicídio para o Espírito?

Em primeiro lugar, é preciso aclarar-se que o suicídio não apaga a falta cometida, mas, ao contrário, em vez de uma haverá duas; em segundo, que o Espírito, quando se dá conta do ato cometido, constata que nada valeu, ficando literalmente desapontado com os efeitos obtidos e que não eram os buscados, pois se certifica que a vida não se extinguiu e que continua mais real que nunca. Terceiro, e que é bastante doloroso, o suicídio agrava todos os sofrimentos: “depois de prolongados suplícios, nas regiões purgatórias, frequentemente, após diversas tentativas frustradas de renascimento, readquirem o corpo de carne, mas transportam neles deficiências do corpo espiritual, cuja harmonia desajustaram. Nessa fase, exibem cérebros retardados ou moléstias nervosas obscuras”, segundo Emmanuel em Leis de Amor, capitulo VI.
— Revista Espiritismo e Ciência 11, pgs 06-08

>> SE LIGA NAS DICAS

Quer entender mais sobre as consequências do suicídio? Conhece alguém que tem pensado nisso e quer ajudar? Ou você mesmo, de vez em quando, se pega imaginando que tudo poderia ser melhor caso não estivesse mais por aqui? As dicas de hoje são pra você (usar, repassar e compartilhar!).

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.

  • "Penso em suicídio, e agora?"

Um papo sobre prevenção do suicídio com a psicóloga e expositora espírita Cristina Brito disponível no canal da TV Nova Luz para ver, rever e compartilhar por aí.

  • Obras espíritas sobre suicídio

Você já ouviu falar sobre as obras de Yvonne Pereira? Não?! Memórias de um suicida, de psicografia dela, é um clássico do espiritismo e fala bastante sobre a realidade espiritual daqueles que acabam por interromper a própria vida na Terra. Além disso, a médium psicografou outros romances que tratam da temática. Vale a pena dar uma procurada!

  • A gente tá aqui também!

Você – que acompanha o Galera Espírita e a TV Nova Luz – faz parte da nossa galera. Pode ser que esteja precisando de um ombro amigo virtual ou alguém pra bater um papo. Faz o seguinte: manda uma mensagem pra gente através do Facebook do Galera Espírita (ou no Facebook da TV Nova Luz, vale também), do e-mail ou do que for mais fácil. Estamos juntos nessa, viu?


>> CONHEÇO ALGUÉM QUE COMETEU SUICÍDIO. E AÍ?

Pra fechar, bem rapidinho, a gente deixa uma mensagem àqueles que, porventura, tenham perdido um ente querido ou um amigo através de suicídio. Ele, como você, como qualquer um de nós, também é filho de Deus e recebe sua misericórdia infinita. Cabe a nós: prece, prece e mais prece!

— Então, não há esperança de recuperação para o suicida?

Claro que há – total! Deus é Amor e Ele outorga a todas as Criaturas a maior expressão da Sua Bondade Infinita: a possibilidade de os Seres evoluírem sempre, incessantemente; permite que as existências se sucedam ofertando as oportunidades infinitas de reajuste e reforma; e isso é possível através do mais efetivo veiculo da Lei de Evolução: a reencarnação.

Portanto, os familiares do suicida de ontem ou de hoje não se exasperem, ao contrário, mantenham viva a esperança de que é possível a remissão das faltas e que o Pai de Misericórdia propiciará os meios de fazer com que o próprio autor do ato extremo se reconheça Espírito Eterno e indestrutível, e que a calma, a resignação e a fé serão os mais seguros preservativos contra as idéias autodestrutivas. Não será demais que se lhes repita: Deus é Bondade Infinita e, portanto, não permite que Suas Criaturas sofram indefinidamente e que esse sofrimento poderá ser abreviado mais rapidamente mercê de orações sinceras e cheias de amor de todos quantos querem que se restabeleça o Bem.
— Revista Espiritismo e Ciência 11, páginas 06-08

Mais de Galera Espírita