O que é Educação?

Nós vivemos falando de Educação e usamos esse conceito para denominar muitas coisas, mas será que realmente sabemos o que essa palavra significa? Usamos para dizer que é o que aprendemos na escola: o português, a matemática, etc. Mas ao mesmo tempo também denominamos Educação, aquilo que recebemos dos nossos pais e que não está diretamente ligado aos conteúdos da escola. Mas o que será que realmente significa Educar?

 

O termo “educação” vem do Latim: “educere”, que significa “conduzir para fora”. Pestalozzi define como:

O desenvolvimento gradual e progressivo de todas as qualidades do ser

Para começar precisamos entender o que realmente significa desenvolvimento. O prefixo “des” significa “movimento para fora, que tira e expande”; “en” é aproximação; “volvi” é voltar, retornar; e “mento” é processo. Segundo Lino de Macedo, desenvolvimento é “tornar-se outro apesar de continuar sendo o mesmo”.

Dessa forma conseguimos compreender que a Educação é um ato de esculpir e não moldar, visto que o que Pestalozzi apresenta está diretamente ligado a etimologia da palavra. Mas ele ainda vai além falando do desenvolvimento de “todas as qualidades do ser”, adicionando no conceito uma Educação integral, que seria trazer à tona todas as virtudes que precisamos desenvolver na nossa caminhada espiritual. A definição de Pestalozzi também muda o nosso olhar, porque se antes dizíamos que a Educação está na escola ou nos pais, agora vemos que ela está no “ser”, preocupando-se com o interior e não o exterior. Os conteúdos escolares são externos e não internos e são, por conseguinte, instrução. O educador, filósofo e teólogo Huberto Rohden nos diz que:

A instrução tem por fim fornecer ao homem o conhecimento e o uso dos objetos necessários para a sua vida profissional. A educação tem por fim despertar e desenvolver no homem os valores da natureza humana; porquanto a natureza humana existe em cada indivíduo apenas em forma potencial, embrionária.

Como Deus nosso Pai é perfeito e foi ele que nos criou, então também temos em nós a perfeição. Ele nos criou simples e ignorantes para que pudéssemos desenvolver nossas potencialidades e fazer nossa luz brilhar. Se Jesus disse “Vós sois a luz do mundo” é porque somos essa luz, e o objetivo da Educação é fazer com que ela brilhe.

Se pararmos para pensar no seu significado vamos perceber que então a Educação é algo muito bonito e muito mais completo do que havíamos pensado. Educar não é colocar para dentro conhecimentos, conteúdos, etc, e sim trazer à tona aquilo que nós já somos potencialmente. Tentamos colocar nas crianças e nas pessoas em geral aquilo que acreditamos e sabemos, quando na verdade a Educação é o inverso: é resgatar nas pessoas aquilo que já existe, lembrando que somos espíritos imortais, destinados à perfeição.

Se a Educação é o meio que temos de desenvolver nossas virtudes, então o papel do Educador é muito maior do que podemos supor, pois também tem como objetivo nos ligar à Deus.

Bibliografia

ROHDEN, Humberto. Educação do Homem Integral. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.

MACEDO, L; PETTY, A.L.; PASSOS, N.C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.